3 de dez. de 2017

Saiba mais sobre Plano de saúde empresarial em São Paulo

O plano de saúde empresarial é aquele que foi contratado por um conselho, empresa, associação ou sindicato junto à uma operadora de saúde para que as pessoas que são vinculadas e também seus dependentes recebam assistência médica e/ou odontológica e pode ser coletivo empresarial ou por adesão.

É fundamental conhecer todas as particularidades do plano de saúde empresarial e essas particularidades incluem os índices de sinistralidade e o reajuste de mensalidade que o plano de saúde pode sofrer.

Plano de saúde empresarial, saiba mais detalhes

Antes de ver as dicas abaixo, esteja atento e solicite uma cópia do contrato. Não se esqueça de lê-lo completamente e se tiver alguma dúvida resolva antes de assinar o contrato para que não tenha problemas futuros e surpresas, como por exemplo, pensar que vai ficar em quarto privativo quando na verdade ficará na enfermaria coletiva, ou então não poder utilizar os serviços caso esteja em outro estado.

Se você tem algum problema de saúde como diabete ou já é de mais idade e possui um plano de saúde empresarial, fique atento! Se você aderir ao plano da sua sua empresa de trabalho e for dispensado, poderá ter dificuldades em conseguir um plano com valor bom e sem carência.


Se sua empresa tem disponibilidade de planos de saúde você poderá escolher entre aderir ou não ao plano. Na grande maioria dos planos você poderá incluir dependentes e a empresa irá escolher entre descontar totalmente o custo do seu pagamento ou se irá repassar parte do valor para você.

Se você já possui um plano de saúde para empresas é importante que avalie a rede de atendimento do convênio médico empresarial e faça comparações com o seu plano atual. Veja os locais de atendimento, especialidades, tipo de serviço oferecido, valores…

Geralmente as empresas de seguro de saúde empresarial trabalham com reembolso. Assim, se você passar por um médico fora da rede do convênio poderá solicitar o reembolso, de acordo com o que está previsto no contrato.

Se o funcionário se desligar da empresa que trabalha e tem o acesso ao convênio médico empresarial, não poderá continuar com o plano. A única possibilidade de continuar com esse convênio é se o funcionário arcava com um percentual do plano oferecido pela empresa. Então ele deverá arcar com o valor integral do plano, segundo a Lei 9.656/98.

É comum as operadoras não recusarem empresas que têm funcionários que trabalham em situações classificadas como de risco como é o caso dos motoboys, trabalhadores agrícolas e profissionais da construção civil, porém elas também não oferecem vantagens quando chega a hora de renovar o contrato do plano de saúde empresarial.

Já as empresas que tem 30 ou mais funcionários podem preferir que o reajuste seja baseado no índice de sinistralidade apenas de seus funcionários, porém o recomendado pelos especialistas é que as empresas com plano de seguro só sigam essa alternativa se tiverem pelo menos 100 empregados.

Planos coletivos ou por adesão

Há três grandes grupos entre as operadoras de saúde: as seguradoras que não trabalham com planos individuais ou familiares e não possuem rede própria de hospitais, esses são os seguros-saúde e são mais caros exatamente por não possuir rede própria, tudo é terceirizado, os usuários pagam as consultas e recebem reembolso da seguradora. C Há as empresas de medicina de grupo, em geral, formada por médicos e possui rede própria de hospitais. Como a rede é própria os custos são mais baixos, os médicos nas unidades próprias são funcionários das operadoras. E as Unimed, as cooperativas médicas. As cooperativas são independentes e os médicos são cooperados e também possuem rede própria.

Há dois tipos de planos coletivos

Os planos de saúde empresariais, que prestam assistência à saúde dos funcionários com vínculo empregatício da empresa; e os coletivos por adesão, que são contratados por pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial, como conselhos, sindicatos e associações profissionais. Mas entre em contato conosco para saber se é melhor um convênio médico por adesão ou uma de nossas opções de plano de saúde empresarial em São Paulo. Fale conosco.



Nenhum comentário: